Quais as tendências do Marketing digital para 2022

tendências do marketing digital

Quais as tendências do Marketing digital para 2022

Tendências do Marketing Digital 2022

Entra ano, sai ano, sempre há novidades que devem estar no radar das empresas que trabalham com Marketing Digital, assim como as empresas que dependem do público consumidor para alcançar o sucesso nesse novo ambiente.

As tendências sempre apontam para diferentes caminhos e, por isso, é preciso ter um olhar profissional para aplicar as ferramentas de maneira correta e identificar aquelas que são mais adequadas para a necessidade do estabelecimento.

Manter um empreendimento comercial em alta no mundo digital, levando em consideração que a concorrência pode ser em escala global, precisa de um planejamento de comunicação abrangente e eficaz.

Isso significa que é preciso entender as principais práticas associadas ao marketing digital, principalmente SEO (Search Engine Optimization), em que a otimização do motor de pesquisa em sites específicos precisa ser estimulada.

Isso significa que é necessário implementar estratégias que levem internautas até um site corporativo, uma loja virtual, ou mesmo às redes sociais, seja um negócio  ou uma loja de roupa fitness, para deixar a marca em constante relevância social.

O aumento de visibilidade de uma plataforma digital influencia nas vendas, transformando os leads em clientes, e em seguida em divulgadores.

Por isso é importante entender quais as tendências que estão em voga e devem ser aplicadas no site, conforme os objetivos da marca e perfil do público.

Deste modo, é possível proporcionar ao usuário uma experiência personalizada ao usuário. E isso tudo pode ser conquistado por meio do marketing digital e a prática de SEO.

Basicamente, as tendências podem ser observadas conforme o envolvimento cada vez maior de uma tecnologia na rotina, permitindo aos internautas conhecerem cada vez mais as empresas e os produtos de interesse, bem como interagir com essas marcas e se identificar com os valores.

Dessa forma, é possível indicar pontos que devem ser trabalhados no próximo ano quando se trata de marketing digital, visto que eles já vão se apresentando nos comportamentos dos usuários e redes sociais mais utilizadas no período.

De modo geral, são métodos mais frequentes e que se atualizam:

  • Criação de conteúdo original;
  • Emprego da inteligência artificial;
  • Eventos complementares;
  • Inteligência de negócios, ou Business Inteligence (BI);
  • Investimento na imagem da marca;
  • Marketing de influência;
  • Marketing de vídeo;
  • Pensamento omnichannel.

Inclusive, após as mudanças no pensamento de marketing por causa de uma pandemia em escala global, vale conhecer um pouco sobre essas tendências e seus impactos nos ambientes digitais, que se destacaram ainda mais, para se posicionar adequadamente no marketing digital em 2022.

Qualidade e informação acessível ao público

A criação de conteúdo digital é uma das principais funções dentro da produção de materiais originais e que devem alcançar os internautas que navegam por páginas diversas nas plataformas digitais.

Isso porque trabalhar o marketing de conteúdo digital ajuda na prática de SEO e alcance dos públicos, pois as palavras-chave podem ser destacadas para atrair cada vez mais leads.

Além disso, é possível fazer com que os sites, blogs ou redes sociais se destaquem de maneira orgânica nas páginas de pesquisa, se posicionando e ganhando relevância para os possíveis clientes.

Deste modo, quando um internauta se aprofunda em um assunto específico, como a revisao sistema de arrefecimento, por exemplo, é possível encontrar profissionais e assistências técnicas que atuam nesse ramo, visualizando a qualidade dos serviços e podendo escolher aquelas que melhor sanou suas dúvidas no decorrer das pesquisas.

Dessa forma, as palavras-chave são muito importantes em diversos pontos, para que o SEO tenha uma função definida e atue no melhor posicionamento dos materiais conforme as pesquisas realizadas, nichando os artigos criados.

Nesse cenário, os artigos e textos produzidos são essenciais para que o crescimento orgânico seja centrado em pessoas realmente interessadas no assunto.

Fidelização de cliente com experiências únicas

A aplicação da inteligência artificial dentro do escopo do SEO do marketing digital demanda conhecimento da linguagem empregada nos meios tecnológicos.

Isso porque o processo de informações dentro dos buscadores das plataformas digitais utilizam algoritmos que proporcionam diversidade aos usuários e possibilitam uma leitura otimizada do material para realizar um rankeamento mais adequado às pesquisas e desejos dos usuários.

As informações partem de origens diferentes, e as empresas que trabalham focadas nos termos e palavras-chave associadas conseguem se posicionar de melhor forma, visto que podem abranger outros formatos de pesquisa.

Isso significa que podem ser pesquisadas desde fraldas infantis e geriátricas, ou mesmo sobre equipamento para ventilação em ambientes confinados.

Afinal, esses são dois assuntos diferentes e que podem ser distinguidos de maneira apropriada pela inteligência artificial, sendo apresentados de melhor maneira para cada perfil de usuário.

Ao proporcionar uma experiência adequada aos internautas, a empresa se torna um referencial que aponta as soluções para os problemas, mesmo que seja em forma de pesquisa em sites de busca, e ganhando a confiança desse público.

Vale lembrar que não são apenas sites específicos, mas também os ambientes corporativos e as próprias redes sociais que devem trabalhar o algoritmo a favor da empresa, criando uma comunicação integral e multicanal – alcançando diferentes audiências.

Acesso à rede se expande com 5G

A expansão da tecnologia sempre é assunto que atinge toda a sociedade, de forma direta ou indireta.

As facilidades apresentadas devem ser aplicadas pelas empresas, a todo custo, seja qual for o nível de investimento, para que o acesso mais diversificado se torne possível e otimizado, como por meio de celulares e tablets.

Sendo assim, quando um escritório de advocacia ou uma agência de comunicação investe no cabeamento estruturado Goiânia, ou qualquer outro local por todo o território nacional, está garantindo a presença maciça na internet.

Deste modo, é preciso destacar que quem não está na internet nos dias atuais, provavelmente está muito atrás dos concorrentes, seja qual o setor em que esteja inserido.

Portanto, é preciso comprar maquinários que permitem o atendimento adequado aos clientes, que buscam informações contínuas a todo instante, bem como oferecer plataformas mais qualitativas e ágeis para manter e nutrir esses usuários (otimizando o atendimento e até o carregamento das lojas virtuais, por exemplo.

Tenha uma marca competitiva no mercado

A inteligência de negócios, ou Business Inteligente (BI), está inserida no planejamento do empreendimento comercial, direcionando a empresa rumo aos objetivos e metas a serem alcançados.

No mundo online, em que os concorrentes estão presentes de alguma forma, é preciso que os mecanismos trabalhem a favor, como a prática de SEO dentro do marketing digital.

A automação eletrônica visa a coleta de dados, com o cadastramento dos leads funcionando por meio de captação de informações disponibilizadas de maneira voluntária.

Isso pode ser conseguido por meio de distribuição de materiais exclusivos, como e-books, palestras ou lives em plataformas de vídeo. Até mesmo o e-mail marketing pode ser utilizado como isca para a captação e nutrição de leads.

O uso desses dados serve para que sejam percebidos dentro da jornada de compra do lead de forma mais efetiva e qualificada, possibilitando a transformação desses usuários em clientes.

Uma fabricante de divisórias sanitárias para banheiros coletivos, por exemplo, pode atender clientes em todos os pontos do país, desde que esteja disponível para atender seu público de forma específica e/ou conforme as personas almejadas bem delimitadas nas campanhas criadas, expandindo o alcance dentro dessas segmentações.

Para isso, é preciso investir na tecnologia de maneira inteligente de negócios. Assim, é possível atender diferentes locais, como shopping centers, lojas menores, estádios esportivos, arenas culturais, entre outros interessados que percebem que há uma marca competitiva no mercado desse setor.

Marca precisa alcançar público-alvo

É um trabalho árduo, que demanda tempo e planejamento para que a marca possa alcançar um público seleto e interessado nos serviços/produtos, bem como os valores que tem a oferecer.

Dentro da contratação de serviços de contabilidade preços voltados para o investimento no marketing, por exemplo, devem ser justificados cada campanha e orçamento disponível para que a assessoria em comunicação também possa atuar com qualidade e ciente das determinações.

Afinal, quando não se apresenta para o público, de forma geral, nunca terá alcance àqueles que realmente se interessam pelos produtos e serviços oferecidos.

Vale ressaltar, por fim, que investir em plataformas digitais não demanda um alto valor de orçamento, principalmente as redes sociais, pois pode-se conciliar estratégias de conteúdo com as campanhas patrocinadas, que tendem a ser mais flexíveis.

Influenciadores digitais ajudam na divulgação

As redes sociais são um campo aberto que possibilitam que as empresas utilizem a prática de SEO para direcionamento e contato direto com o público, pois permite uma proximidade singular com os usuários.

Assim, se uma empresa apresenta ao público nas redes sociais a Elaboração de programas ambientais, explicando os benefícios e vantagens deles, os usuários podem colocar o ponto de vista aberto para todos e agregar na discussão, além de valorizar ainda mais as marcas.

Dentro desse ambiente, se um influenciador digital demonstrar alguma opinião ou divulgar os produtos/serviços, esse será um catalisador para direcionar os leads, apontando para as empresas que investem nesse tipo de participação ativa, que está crescendo ano a ano, e que valorizam a opinião deste usuário em específico.

Produção de vídeo demonstra produtos na prática

Outra tendência que será um ponto estratégico para as empresas que querem se destacar no marketing digital é a produção de vídeos institucionais ou publicitários, bem como ações no formato de lives.

As empresas de usinagem de campo, por exemplo, podem apresentar os maquinários em pleno funcionamento dentro de um ambiente industrial, demonstrando todos os benefícios e características dos equipamentos implementados em determinado espaço produtivo, tornando mais palpável para os usuários e criando um material de alto engajamento.

Nesse caso, os vídeos passam a ser uma tendência cada vez mais atraentes, pois demonstram na prática o funcionamento e as vantagens que podem ser alcançadas pelos potenciais clientes, destacando os diferenciais.

Variedade nos canais de comunicação

Por fim, é preciso estar atento aos diversos canais de comunicação oferecidos para o público, e a interação que há entre empresa e cliente.

Uma conversa que se estende a partir de uma postagem em uma rede social pode se transformar em um e-mail marketing e, então, o funil de vendas é colocado em prática.

Um açougue, ou um supermercado que instala uma camara fria para distribuidora de alimentos congelados pode precisar de assistência técnica, e todos os canais devem estar à disposição dos clientes.

Por isso, o omnichannel precisa ser muito bem desenvolvido, utilizando as ferramentas de maneira correta e alcançando leads em diferentes plataformas e de diferentes perfis.

Considerações finais

Para todos os setores envolvidos em marketing digital, essas tendências devem ser observadas com parcimônia.

Em muitos casos, é preciso entender o público-alvo e manter o contato de acordo com as características apresentadas, conforme a captação de leads por meio do SEO e todo o trabalho realizado ao longo do tempo.

A manutenção da marca em evidência é importante, e precisa de uma estabilidade para construir o lead ideal e proporcionar toda a jornada de compra como uma experiência personalizada e ideal.

Todas as estratégias se modificam e se transformam, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e os próprios hábitos dos consumidores. Portanto, a todo momento, é preciso se atentar às possibilidades proporcionadas pelas tendências.

Assim, é possível manter toda empresa relacionada ao mundo virtual devidamente presente no cotidiano de internautas, sempre aplicando a prática de SEO e trabalhando os leads de acordo com o alcance cada vez maior, se destacando perante a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Marcio Resende
info@rioxmarketing.com

MBA - Marketing - Web Developer

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.

ARTIGOS